Mediante uma proposta focada na implantação de cursos superiores voltados para a consolidação do paradigma emergente da sustentabilidade, visando a sua inserção no contexto regional, a Universidade Federal de Rio Grande (FURG) estabeleceu no ano de 2010 um campus no município de São Lourenço do Sul-RS. No mesmo ano, foi também implantado o curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e, em 2014, iniciaram as atividades os cursos de Agroecologia e Licenciatura em Educação do Campo.

Na proposição inicial do curso de Agroecologia, constava a implementação de um Laboratório de Recursos Naturais para abrigar as atividades de disciplinas específicas dos cursos do campus. Assim, em 2016, com a ampliação do espaço físico do campus surgiu o Laboratório de Recursos Naturais (LARN).

Dessa forma, o LARN surge sob uma concepção interdisciplinar visando considerar as complexidades do solo, plantas, animais e atmosfera. Essa percepção busca compreender e esclarecer como estes elementos estão inter-relacionados, nos tornando capazes de elaborar estratégias de gestão que assegurem a produção sustentável de alimentos e redução do impacto antrópico ao ambiente.

Além disso, o espaço é destinado à atividades científicas de investigação, apoio a diversas disciplinas e à condução de projetos de pesquisa, ensino e extensão com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação.